JBS (JBSS3): Votação Parcial Revela Divisão Entre Acionistas sobre Dupla Listagem

A votação parcial sobre a proposta de dupla listagem da JBS (JBSS3) apresentou um cenário de divisão entre os acionistas, com resultados que indicam uma possível rejeição à medida. Os acionistas tiveram a possibilidade de votar digitalmente até terça-feira (19), e a assembleia que deliberará sobre o assunto está marcada para esta sexta-feira (23).

De acordo com os resultados divulgados na quinta-feira (22), aproximadamente 520 milhões de votos foram contabilizados, dos quais cerca de 271 milhões foram contrários e 246 milhões a favor da dupla listagem, com 3,2 milhões de abstenções. Assim, a proporção de votos ficou em 52% contra e 47,2% a favor.

Embora o placar sugira uma tendência de rejeição, a diferença é estreita e pode ser alterada com a votação a ser realizada na assembleia. Isso porque a JBS ainda possui 210 milhões de votos adicionais a serem considerados, especialmente dos acionistas minoritários, já que a holding J&F e o BNDESPar, seus principais acionistas, não têm direito a votar na decisão.

A proposta de dupla listagem é defendida pela JBS como uma estratégia para atrair mais investidores e expandir sua capacidade de investimento. Entretanto, especialistas levantaram preocupações sobre o potencial aumento no poder de voto dos controladores da empresa, levando entidades como ISS e Glass Lewis a recomendarem a rejeição da proposta.

Apesar das incertezas, as ações da JBS se valorizaram em mais de 8% ao longo da semana, impulsionadas pela expectativa em relação à dupla listagem. Caso a proposta avance, a JBS listará suas ações na Bolsa de Nova York e fará a negociação de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) na B3. Os atuais acionistas terão direito a receber 1 BDR para cada 2 ações possuídas no último dia de negociação na B3, além de um dividendo de R$ 1 por ação.

Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/jbs-jbss3-dupla-listagem-divide-acionistas-em-votacao-parcial-veja-placar-113065/