A JBS (JBSS3) está prestes a implementar sua dupla listagem, um passo crucial que foi recentemente aprovado pelos acionistas minoritários durante uma assembleia realizada no dia 23. Esta operação, que visa listar as ações da empresa nos Estados Unidos e na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) no Brasil, deverá ser efetivada em um período de até 15 dias.
📅 Com essa mudança, as ações da JBS continuarão sendo negociadas na B3 até o dia 6 de junho. Após essa data, a companhia fará a incorporação dessas ações e, como compensação, os acionistas receberão 1 BDR para cada 2 ações que possuírem, além de um dividendo de R$ 1 por ação.
Entretanto, a finalização deste procedimento ainda está condicionada à aprovação da listagem das ações da JBS na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) e também à anuência do programa de BDRs na B3. A JBS espera que essas aprovações sejam obtidas rapidamente, com a expectativa de concluir a dupla listagem até 6 de junho e iniciar a negociação dos BDRs na B3 a partir de 9 de junho.
Confira o cronograma proposto pela empresa:
– **30 de maio:** Conclusão do registro com emissor estrangeiro junto à CVM;
– **6 de junho:** Último dia de negociação das ações da JBS na B3;
– **9 de junho:** Início da negociação dos BDRs da JBS;
– **11 de junho:** Crédito dos BDRs nas contas dos acionistas;
– **12 de junho:** Início das negociações das ações da JBS na NYSE;
– **16 de junho:** Pagamento dos dividendos.
A aprovaçao da dupla listagem ocorreu apesar de os acionistas estarem divididos durante a votação. Algumas consultorias, como a ISS (Institutional Shareholder Services), recomendaram a rejeição da proposta, alegando que isso poderia aumentar o poder de voto dos controladores.
O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, comentou sobre a decisão afirmando que a assembleia reflete a confiança dos acionistas nos benefícios da dupla listagem, alinhando a estrutura societária aos padrões globais da empresa.
💰 A JBS acredita que essa iniciativa irá não apenas atrair um maior número de investidores, mas também ampliar suas capacidades de investimento. Além disso, a empresa declara que esta medida proporcionará uma estrutura corporativa que melhor represente sua presença internacional. O CFO da JBS, Guilherme Cavalcanti, destacou que isso deve liberar ainda mais valor para a empresa, possibilitando acesso a investidores com condições financeiras mais competitivas, o que permitirá o financiamento do crescimento a um custo reduzido, acelerando a estratégia de diversificação.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/jbs-jbss3-vai-avancar-com-a-dupla-listagem-veja-cronograma-113092/