A Ambipar (AMBP3) anunciou a intenção de emitir até 10 milhões de novas ações como parte de um esforço para simplificar sua estrutura societária. O plano envolve a troca dessas ações pela participação acionária minoritária dos sócios fundadores de 28 subsidiárias adquiridas nos últimos anos. Com essa troca, a Ambipar pretende consolidar a totalidade das operações dessas empresas sob sua administração, enquanto os fundadores se tornariam acionistas da Ambipar Participações, detendo 5,68% do capital social da empresa.
Além da emissão de ações, os executivos das subsidiárias receberão um montante total de R$ 215,9 milhões ao longo de três anos, compensando a entrega da participação das empresas que ajudaram a fundar. A Ambipar esclareceu que o valor de aquisição dessas subsidiárias foi baseado na média ponderada de 5,2 vezes o múltiplo EV/EBITDA para 2024. O plano de reorganização foi apresentado no dia 28 de março e já conta com o apoio de 31 dos sócios fundadores das empresas envolvidas. Entretanto, essa proposta ainda precisa do apoio dos acionistas, sendo assim, será discutida na assembleia marcada para 25 de junho.
Segundo a Ambipar, essas 28 subsidiárias são responsáveis por aproximadamente 75% da receita líquida e 73% do EBITDA do grupo no Brasil. A empresa acredita que essa migração representa um avanço significativo na formação de uma parceria global voltada para serviços ambientais. Além da simplificação estrutural, a administração da Ambipar visa, entre outros aspectos, a redução de custos e o aumento da geração de caixa.
Entre os objetivos principais da iniciativa estão: a retenção dos sócios fundadores em cargos executivos; o alinhamento para a geração de valor aos acionistas; a simplificação da estrutura do grupo; e o fortalecimento da posição financeira, buscando diminuir custos de capital e aprimorar a gestão de caixa.
Vale lembrar que a Ambipar pode, em breve, enfrentar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou, em março, que a Trustee deveria conduzir uma OPA devido a um aumento de participação na companhia, mas a empresa contestou essa decisão. Assim, a CVM suspendeu temporariamente o prazo para o registro desta oferta, e um novo posicionamento da CVM é esperado nas próximas semanas após a análise do recurso da Ambipar.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/ambipar-ambp3-pode-emitir-10-milhoes-de-acoes-em-reorganizacao-societaria-113226/