A B3, a bolsa de valores brasileira, anunciou o lançamento de três novos contratos futuros de Juros Offshore, que proporcionam aos investidores uma maneira eficiente e econômica de acessar taxas de juros internacionais. A partir de segunda-feira, 30, os contratos estarão disponíveis para todos os perfis de investidores, embora tenham sido especialmente projetados para atrair o interesse de instituições financeiras. Os novos produtos são:
– Futuro de F-TIIE (ticker: TIE) – taxa de juros do México;
– Futuro de SOFR (ticker: SFR) – taxa de juros dos Estados Unidos;
– Futuro de ESTR (ticker: EST) – taxa de juros da União Europeia.
Esses derivativos funcionam totalmente nas moedas locais correspondentes a cada taxa de juros, permitindo uma alocação de capital mais eficiente, já que as transações serão realizadas diretamente na B3. Para os fundos brasileiros que antes trabalhavam nesses mercados no exterior, agora este lançamento oferece uma alternativa local que traz mais clareza e uma estrutura operacional otimizada. Além disso, para investidores que ainda não tinham acessado produtos desse tipo, essa é uma excelente oportunidade de diversificação na carteira de investimentos.
"A introdução dos Futuros de Juros Offshore marca um avanço significativo para nossos investidores. Com uma solução local que reflete o sucesso do nosso contrato Futuro de DI, proporcionamos a possibilidade de acessar taxas de juros internacionais sem a necessidade de montar estruturas fora do Brasil", comentou Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
Os novos contratos são estruturados de maneira semelhante ao já conhecido contrato Futuro de DI (DI1), que é referência para juros na B3. A exposição dos investidores será à taxa de juros do momento da negociação até o vencimento do contrato, criando uma operação que se assemelha a um Swap. Contudo, apresenta as vantagens do mercado futuro, incluindo ajustes diários, padronização, negociações eletrônicas, transparência e fungibilidade.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/b3-lanca-contratos-futuros-de-juros-offshore-veja-detalhes-113854/