A Cemig, conhecida pela sigla CMIG4, comunicou que suas ações não estarão mais disponíveis para negociação no Latibex, mercado da Bolsa de Madri que foca em ativos da América Latina, a partir do próximo dia 10 de julho de 2025. Esta decisão foi aprovada pela diretoria da BME – Bolsas y Mercados Españoles, marcando o fim das operações da empresa nesse mercado europeu.
O anúncio foi feito em um comunicado oficial, em conformidade com a Resolução CVM nº 44/2021, que estabelece guidelines para a divulgação de informações importantes por empresas de capital aberto.
Embora a saída do Latibex ocorra, os investidores ainda poderão negociar ações da Cemig nas bolsas em que a companhia permanece listada, que são a B3 (B3SA3) no Brasil e a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) nos Estados Unidos.
A decisão de encerrar a negociação no Latibex integra uma estratégia da empresa para otimizar suas operações em mercados com maior liquidez e visibilidade. A Cemig busca assim focar em praças que oferecem melhores condições para atrair tanto investidores institucionais quanto de varejo.
Para quem não está familiarizado, o Latibex é um segmento da bolsa espanhola que se dedica exclusivamente à negociação de ações de empresas da América Latina, com as transações realizadas em euros. Embora tenha sido idealizado para facilitar a acessibilidade dos investidores europeus a ativos da região, na prática, o Latibex se tornou mais uma vitrine simbólica do que um mercado com alta relevância em volume de transações.
Nos últimos anos, várias empresas da América Latina decidiram encerrar suas listagens nesse mercado, devido a questões como baixa liquidez e custos operacionais elevados, além de um interesse institucional reduzido, o que levou o Latibex a ser considerado menos prioritário nas estratégias dessas companhias.
Para os investidores, essa mudança não impactará os direitos dos acionistas, e a negociação das ações ordinárias e preferenciais da Cemig continuará normalmente no Brasil e nos Estados Unidos. Aqueles que buscam investir nas ações da companhia poderão fazê-lo através de ADRs na NYSE ou mediante o uso de plataformas globais conectadas à B3.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/cemig-cmig4-deixara-de-negociar-acoes-na-bolsa-de-madri-em-10-de-julho-114041/