Executivas Brasileiras na Lista das Mulheres Mais Poderosas do Mundo em 2025

Anualmente, a revista Fortune divulga sua renomada lista das 100 mulheres mais influentes no cenário dos negócios globais. Neste ano, três brasileiras figuram entre as mais poderosas: Tarciana Medeiros, Lívia Chanes e Magda Chambriard.

Tarciana Medeiros, na presidência do Banco do Brasil, destaca-se como a brasileira mais bem posicionada nesta lista, ocupando a 64ª posição. A Fortune ressalta sua capacidade de romper paradigmas ao se tornar a primeira mulher a liderar a instituição financeira, além de ser uma figura representativa da diversidade, sendo negra e homossexual. Sob sua direção, a presidente busca equilibrar o foco no agronegócio com a expansão de produtos voltados ao consumidor, obtendo sucesso nesse desafio.

A CEO do Nubank, Lívia Chanes, aparece na 91ª posição. A revista salienta suas contribuições para a impressionante aquisição de 24 milhões de novos clientes e o lançamento de mais de 50 produtos durante sua gestão, demonstrando o crescimento significativo da fintech no Brasil.

Magda Chambriard, a 95ª colocada, assume a presidência da Petrobras em um período desafiador para a empresa, sendo a sexta CEO em cinco anos. Sua capacidade de liderar e a extensão de seu contrato até 2027 sinalizam a confiança depositada em sua gestão por parte dos acionistas.

Embora Tarciana e Magda já tivessem sido mencionadas na edição anterior da lista, é importante notar que ambas perderam posições em relação ao ano anterior, quando figuravam na 61ª e 82ª colocações, respectivamente. Por outro lado, Lívia Chanes é uma nova adição à lista, reafirmando a relevância das mulheres no campo dos negócios.

A elaboração dessa lista leva em consideração fatores como a saúde e o porte das empresas, trajetórias profissionais, nível de influência, inovações e iniciativas que visam o aprimoramento dos negócios. Dessas 100 líderes, 16 fazem sua estreia nesta edição, evidenciando a ascensão de novas vozes femininas no setor, incluindo Lívia Chanes e Julie Gao, CFO da ByteDance.

Este ano, a lista é composta por executivas de 13 países, sendo que 52 das selecionadas são norte-americanas. A primeira posição é ocupada por Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, consolidando ainda mais a importância do papel feminino no mundo corporativo.

Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/bb-nubank-e-petrobras-tem-algumas-das-executivas-mais-poderosas-do-mundo-113061/