O Ibovespa deu início ao mês de maio com um desempenho positivo, encerrando o dia a 135.133,88 pontos, uma leve alta de 0,05% após as celebrações do Dia do Trabalhador. No entanto, o verdadeiro destaque entre os investidores foi a ação da Prio (PRIO3).
A Prio, que opera totalmente sob controle privado, se sobressaiu ao anunciar a aquisição de toda a exploração de petróleo no campo de Peregrino, situado na Bacia de Campos, através de um acordo com a norueguesa Equinor (E1QN34). Com esta negociação, a empresa brasileira terá acesso pleno a uma capacidade de produção de 100 mil barris de petróleo diários, aumentando sua participação no campo, onde antes já detinha 40%.
Por outro lado, o Ibovespa não conseguiu uma valorização mais robusta neste início de mês, em parte devido aos movimentos negativos de algumas grandes empresas do índice, como foi o caso da queda de quase 8% nas ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que teve uma valorização significativa no mês anterior.
Em relação à moeda americana, o dólar fechou o dia cotado a R$ 5,65, uma variação negativa de 0,36%. O resultado é reflexo de um dia com menor liquidez, devido ao feriado prolongado. Ao longo da semana, o real se valorizou em 0,6% contra o dólar.
No cenário internacional, os investidores de Wall Street mostraram-se otimistas, registrando compras expressivas de ações americanas. O S&P 500, conhecido pelas suas oscilações, reportou a maior sequência de ganhos diários em duas décadas.
Esse renascimento da confiança nos mercados externos pode ser atribuído às notícias sobre o início das negociações comerciais entre China e Estados Unidos, um movimento que parece aliviar as tensões comerciais promovidas anteriormente pelo governo americano.
Dentre as ações que se destacaram na bolsa brasileira, a Prio (PRIO3) avançou 8,07% e está avaliada em R$ 36,43. Outros papéis que subiram incluem Yduqs (YDUQ3), com crescimento de 4,90%, e Automob (AMOB3), que teve alta de 3,70%. Por outro lado, as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) despencaram 7,90%, seguidas por Cemig (CMIG4) com queda de 5,66% e Hypera (HYPE3) que variou -4,77%.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/ibovespa-abre-maio-no-azul-com-petroleira-decolando-8-dolar-fecha-em-r-5-65-112618/