A Kraft Heinz está atualmente em um processo de reavaliação de suas estratégias com o objetivo de proporcionar maior valor aos seus acionistas. A Berkshire Hathaway, conhecida por sua gestão de investimentos sob a liderança de Warren Buffett, não faz mais parte do Conselho de Administração da gigante alimentícia. A Berkshire controlava cerca de 27% da Kraft Heinz e foi uma das força motrizes por trás da fusão que originou a empresa, unindo a Kraft Foods com a Heinz em parceria com a 3G Capital, o que lhe garantiu dois assentos no conselho.
Os representantes da Berkshire, Timothy Kenesey e Alicia Knapp, optaram por renunciar às suas posições. A empresa de investimentos de Buffett justificou essa movimentação como parte de sua política para investimentos não controlados. Em um comunicado, a Kraft Heinz enfatizou que a decisão de Kenesey e Knapp não decorreu de desavenças com a administração ou o Conselho a respeito de suas operações ou políticas.
Recentemente, a Berkshire Hathaway também decidiu desvincular-se do Nubank e diminuiu suas participações em bancos, como o Bank of America e a Capital One Financial. Em contrapartida, a gestora aumentou seus investimentos na Pool Corp e na Constellation Brands, conhecida por suas cervejas Corona.
Além disso, a Berkshire continua com participações significativas em empresas de destaque, incluindo Apple, American Express, Coca-Cola e Chevron. Vale mencionar que Warren Buffett se aposentará ao final deste ano, e a liderança da Berkshire ficará a cargo de Greg Abel, que atualmente ocupa a posição de vice-presidente do conselho.
Após a saída da Berkshire Hathaway, o número total de assentos do Conselho da Kraft Heinz foi reduzido para 10. Em mais um desenvolvimento, a empresa anunciou planos para explorar possíveis transações estratégicas a fim de criar valor máximo para seus acionistas. As ações da Kraft Heinz, notoriamente conhecidas por produtos icônicos como o ketchup Heinz e o cream cheese Philadelphia, enfrentaram uma queda de mais de 10% nas bolsas neste ano. No ano anterior, a empresa também sofreu a saída de um dos seus principais acionistas, a 3G Capital, famosa por sua relação estreita com Buffett, e formada por renomados bilionários brasileiros.
Fonte:https://investidor10.com.br/noticias/berkshire-hathaway-berk34-deixa-conselho-da-kraft-heinz-khcb34-113039/